Especialidades



Psicoterapia em grupo

Terapia Psicológica em grupo funciona? Como? Quais os objetivos? É indicada pro meu caso?

A Psicoterapia em grupo funciona tão bem quanto a individual; apenas a forma é que é diferente. A estratégia é se conhecer melhor através do contato com as outras pessoas do grupo e pela intermediação da psicoterapeuta.

Se você tem interesse em obter maior autoconhecimento ou se vê diante de dilemas e conflitos que não tem conseguido resolver como deseja, a psicoterapia em grupo pode te ajudar muito. Esse processo ampliará seu “campo de visão” e te fornecerá uma variedade grande de diferentes pontos de vista e ideias de como chegar à solução desses problemas. Será uma oportunidade de rever seus conflitos, analisados e apoiados por diferentes perspectivas e isso poderá te ser muito enriquecedor.

O que justifica esse trabalho ser eficiente é porque acontece através de um fenômeno humano chamado “identificação”. A identificação nos ajuda a “ver nos outros o que é difícil de reconhecer em si próprio” e traz conforto para nossas angústias, pois percebemos o que passamos e sentimos de forma diferente. Nos sentimos acolhidos e ajudados, fazendo isso pelo outro. Ouvindo o que o outro tem a nos dizer, podemos “nos identificar” com ele e verificar como existem inúmeras maneiras de se resolver um determinado conflito e como, muitas vezes, nosso insucesso está justamente em estar tentando resolver tudo sempre da mesma maneira.

O objetivo do trabalho é de reavaliar ideias, sentimentos e “jeitos de ser”; compreender e reconhecer aspectos negativos do nosso comportamento, que precisam ser modificados ou compreendidos, para aprendermos a conviver melhor conosco e com os outros, diminuindo o sofrimento.

No grupo, encontramos apoio mútuo e conforto.

Experimente!