Especialidades



Psicopedagogia

Psicodiagnóstico

Dificuldades de aprendizagem

Desenvolvimento do potencial pedagógico – visa aumentar a capacidade de produção escolar

Reabilitação psicopedagógica – voltado á pessoas que sofreram acidentes ou doenças que dificultaram habilidades de leitura e escrita

Acompanhamento escolar

Reabilitação psicopedagógica (AVC, Alzheimer, idosos, entre outras)


A psicopedagogia é uma especialidade que compreender o processo de ensino-aprendizagem em sua dimensão bio-psico-social. O psicopedagogo se ocupa de diagnosticar e realizar intervenções terapêuticas nos problemas de aprendizagem, considerando a singularidade da relação de cada indivíduo com o aprender.

O processo diagnóstico investiga o desenvolvimento emocional, o grau de maturidade neuro-motora e o desenvolvimento intelectual de cada sujeito; avalia suas relações com todos os envolvidos no processo de aprendizagem e aponta possíveis causas para um problema de aprendizagem ou uma produção escolar deficiente.

Pode ser que, durante o processo diagnóstico o psicopedagogo encaminhe o paciente a outros profissionais como, por exemplo, o neurologista ou fonoaudiólogo, realizando assim um diagnóstico multidisciplinar. Entrevistas e observações na escola também podem ser importantes. Investigando o modo como uma pessoa aprende, pode-se orientá-la de acordo com suas modalidades e desenvolver recursos para outros aprendizados que requeiram outras habilidades.

A terapia psicopedagógica é uma intervenção totalmente distinta de aulas particulares ou reforço escolar e assim, não nos atemos a conteúdos escolares específicos, mas desenvolvemos habilidades para o aprendizado de diversos conteúdos. Salientamos que o atendimento psicopedagógico não se restringe às crianças; ele é estendido a qualquer pessoa que encontre dificuldades de aprendizado.